quarta-feira, 31 de outubro de 2012

A FARRA DAS EMPREITEIRAS.



DO G1

A Polícia Federal prendeu 16 suspeitos de desviar cerca de R$ 100 milhões de prefeituras do norte de Minas Gerais.
A Polícia Federal cumpriu os mandados judiciais assim que amanheceu. Os policiais fizeram buscas nas prefeituras, casas e empresas , e recolheram documentos. O empresário Evandro Leite Garcia é suspeito de comandar um esquema de fraudes em licitações e desvio de verbas em obras públicas, em 37 municípios do norte de Minas.
Escutas telefônicas feitas de março a abril deste ano com autorização da Justiça apontam a gravidade das fraudes. Além do desvio de dinheiro, segundo as investigações, o esquema afetou a qualidade de algumas obras, colocando em risco a segurança das construções, como em uma ponte. A obra, em Coração de Jesus, custou quase R$ 1 milhão. Em um telefonema para um prestador de serviços, Evandro Garcia manda retirar material da estrutura da ponte.
Neném: Alô.
Evandro: Onde é que "cê" tá colocando treliça em ponte? Não é pra usar treliça não, moço, tá pedindo treliça?
Neném: Ué, tá no projeto, ué.
Evandro: Tem muita coisa que tá no projeto que nós não “coloca”.
Neném: Ué, se mandar tirar, nós “tira”.
A Polícia Federal flagrou tratores e um funcionário da prefeitura trabalhando na obra. Uma forma de reduzir os custos da empreiteira.
Na construção de outra ponte em Santo Antônio do Retiro, o empresário manda reduzir o número de vigas e a qualidade do material.
Evandro: Lá tem areia, Neném?
Neném: Lá tem.
Evandro: Eu quero ver se usava cascalho, porque tá saindo muito caro essa areia e essa brita, viu?
A prefeitura de Santo Antônio do Retiro declarou que a ponte foi aprovada pelo engenheiro do município, mas que vai averiguar se foi usado material de baixa qualidade. Na prefeitura de Coração de Jesus, ninguém foi encontrado para falar sobre as denúncias e a qualidade das obras. O advogado de Evandro Garcia e de outros detentos negou o envolvimento dos clientes com as fraudes e disse que vai pedir a revogação das prisões.

5 comentários:

  1. Aki no reino, ninguém manda tirar viga pra sobrar mais dinheiro.
    - !!!
    - Nada disso! Simplesmente porque não se constroem pontes.

    ResponderExcluir
  2. Aki no reino tem uma empreiteira que vence todas as licitação.
    Coisa de uns 11 milhão só entre 2011 e 2012.

    Quem é o Evandro e quem é o Neném na bagaça ????

    ResponderExcluir
  3. esse negócio de empreitera e esse negócio de asfalto em tudo que é canto é uma coisa muito séria.
    Tinha gente querendo asfalta até as calçada da fera mar.imaginem só.

    o melhor negócio pra cidade pequena e principalmente pros bairro é o sextavado que pode ser produzido na nossa fábrica de manilha. aí já viu. como é que fica o rachid ???

    Tem alguém fiscalizando essas obra que tão acontecendo na cidade? Porque véio,já tá tudo se esfarelando e ainda nem foi inaugurado.

    ResponderExcluir
  4. O modus operandis é sempre o mesmo só muda a cidade.

    Tudo começa quando os empresários criam uma determinada empresa, aqui para facilitar digamos que seja a empresa A, nesta ele concentra a maioria do capital, os funcionários, máquinas e todos os equipamentos para que possa estar devidamente legalizado e conseguir entrar na chamada concorrência ou licitação e vencer, a empresa tem todos ou quase tudo que o estado exige.
    Ai começa o esquema, os mesmos empresários criam outras empresas, aqui denominamos, empresas B, e C, ou quem sabe até outra D.
    Ocorre que as últimas empresas citadas, são do mesmo dono, ou donos, que vem a usar um ou dois laranjas, que para tanto costuma entrar no esquema em troca de presente como por exemplo um carro, e ainda a garantia de estar trabalhando. Essas ultimas empresas por ser menores costumam não se enquadrar no que a lei exisge, pois para todos os efeitos ela não tem o capital, nem mesmo os maquinários e muitas vezes paga até um engenheiro, quando consegue uma obra, vale ressaltar que todas elas pertence ao mesmo dono, o da empresa A.
    Digamos que um município precisa de uma obra, e como fica longe das maiores cidades não existem outras concorrências, daí todas elas participam, mas quem sempre acaba vencendo é a empresa principal, as outras costumam não ficar de fora, pois por ter custo para mantê-las, os donos fazem um contrato de gaveta, e elas continuam executando a obra como se fosse prestação de determinados serviços.
    Mas o que dizer quando entra uma obra grande? Tudo ocorre do mesmo jeito como de costume, as publicações, as licitações e etc, mas sempre já sabem de antemão quem vai ser a vencedora. Claro que dependendo da obra ai ja está calculado o percentual que vai agradar o deputado que se diz ele ser a pessoa que conseguiu os recursos, (vale lembrar que deputado gosta de dinheiro), fica ai também um percentual a mais em nome da administração, e até aquele funcionário ou departamento que de tudo sabe, não fica calado de graça, tudo há um custo. E assim as obras são feitas, e concluídas e existem as jogadas para que haja um atraso, ou seja para haver ai a necessidade das outras empresas participarem ou serem contratadas e quem sabe uma renegociação. Não se esqueça que os donos das empresas são os mesmos, e das outras apenas um faz tudo, ou pau mandado, que ganha para ficar calado.

    ResponderExcluir
  5. Olha que a polícia federal também podia dar um pulo em Antonina.Com certeza eles iam encontrar aqui um MEGA ESQUEMA.



    ResponderExcluir