quarta-feira, 20 de julho de 2011

Coleta seletiva de lâmpadas ,uma realidade ainda distante.

Recipientes adequados para a coleta seletiva de lâmpadas fluorescentes.Foto tirada por Celso Wistuba IAP Paranaguá.





Das mais de 200 milhões de unidades de lâmpadas fluorescentes que são consumidas anualmente no Brasil, apenas cerca de 6%, ou 12 milhões, recebem destinação correta – o que inclui a retirada do mercúrio e a reciclagem de seus componentes, como vidro e alumínio.

Atualmente, a falta de uma estrutura de coleta para que o consumidor leve suas lâmpadas e o pequeno número de empresas capacitadas para realizar a destinação correta do material são os grandes desafios. Em todo o País, não existe mais que uma dezena de empresas licenciadas para reciclar o material.

” A demanda existe, mas há poucas empresas que se dedicam a essa atividade porque é baixo o valor de mercado para os resíduos do processo de descarte de lâmpadas fluorescentes. E isso inibe as empresas”, afirma Plínio Di Masi, diretor-geral da Naturalis Brasil, recicladora de lâmpadas de Itupeva (SP).

Segundo outro reciclador, a Tramppo, em Cotia (SP), que tem cerca de 400 clientes, entre eles o Metrô de São Paulo, a demanda pelo serviço de descontaminação e reciclagem de lâmpadas vem crescendo fortemente nos últimos anos. “Nossos clientes, em sua maioria, são empresas que possuem programas de gestão ambiental e precisam dar destino a esse tipo de resíduo” diz Carlos Alberto Patchelli, diretor da Tramppo.
O Estado de São Paulo ainda precisa concluir a regulamentação da Politíca Estadual de Resíduos Sólidos, que vai impor metas de reciclagem para determinados tipos de resíduos, como pilhas, embalagens de agrotóxicos e lâmpadas.
A definição das metas deveria sair até o dia 31, mas, segundo o secretário adjunto de Meio Ambiente de São Paulo, Casemiro Tércio Carvalho, o prazo para que a indústria se adapte à coleta das lâmpadas nos pontos de venda deve ser prorrogado até fevereiro. As informações são do Jornal O Estado de São Paulo.

4 comentários:

  1. Bom dia, Celso!
    Estamos procurando recipientes para lâmpadas descartadas aqui para nosso condomínio e me interessei por este modelo que você fotografou.
    Saberia me informar onde posso adquirir?
    Grata,
    Patrícia (pchammas@ig.com.br)

    ResponderExcluir
  2. poderia me informar onde consigo comprar um recipiente para lampadas igual ao da reportagem? Obrigado. Wellington (e-mail: wfilho.engenharia@gmail.com)

    ResponderExcluir
  3. Olá, achei muito interessante. Como posso adquirir??
    (qualidade@oceanpalace.com.br)

    Atenciosamente,

    Alexsandra Carvalho

    ResponderExcluir
  4. Poderia informar aonde comprar deste recipiente?

    ResponderExcluir